A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou na sexta-feira (19), que será reaberto, a partir de hoje (22), o Restaurante Universitário Setorial II, localizado no campus Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a instituição, o funcionamento do ”bandejão” será monitorado. A decisão foi tomada depois da realização de reunião entre representantes da UFMG e de estudantes que questionam o valor cobrado pelas refeições. Antes do encontro, alunos fizeram manifestação em frente ao prédio da reitoria da universidade.
Na quinta-feira (18), a instituição suspendeu o serviço no restaurante devido a recorrentes protestos. Conforme nota divulgada pela UFMG, há três semanas, um grupo de manifestantes estaria estimulando que outros usuários do restaurante não pagassem pela refeição. Diariamente, o Restaurante Universitário Setorial II serve cerca de 6 mil pratos, segundo a instituição.
Reajuste
Em agosto deste ano, foi aprovado o reajuste de preços das refeições nos restaurantes universitários da UFMG, o que gerou descontentamento de parte dos alunos. Para a maioria dos estudantes e servidores, o valor passou de R$ 2,50 para R$ 4,15. O grupo que realiza os protestos alega que milhares foram afetados com o aumento, não podendo custear a refeição.
A vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton reconhece que o preço cobrado “não é dos mais baratos”. Entretanto, ela ressalta que a política de gratuidade do serviço para parte dos alunos que recebem assistência estudantil é um diferencial da Universidade Federal de Minas Gerais. A vice-reitora ainda destaca que, há sete anos, os valores não eram alterados.
Nova reunião
Segundo a UFMG, foi agendada para a próxima sexta-feira (27) uma nova reunião entre a instituição e alunos para continuar a discussão sobre o restaurante universitário. De acordo com a assessoria da universidade, uma comissão também será criada para debater questões ligadas à assistência estudantil.
Fonte: G1