Foi aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, na sexta-feira passada (10), o projeto de lei que estabelece o Programa de Vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês). O projeto segue agora para sanção do prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o vírus é um dos principais causadores do câncer de colo de útero, um dos tumores mais frequentes na população feminina. Por ano, no Brasil, o vírus faz cerca de 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. As mulheres que são diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm praticamente 100% de chance de cura.
O projeto é de autoria do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV). Ele sugere a implantação do programa por meio de ações como campanhas de vacinação e orientação sobre a importância do exame anual, a realização de convênios com instituições públicas para a organização de programas educativos e a divulgação de informações sobre os benefícios da vacina e da prevenção. Tudo vai ser feito por meio de materiais educativos.
Fonte: G1