Os espaços museológicos geridos pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) prepararam uma ampla grade de programação para participar da 7ª Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento começa na segunda, dia 23, e vai até o domingo seguinte, dia 29, e tem como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. As atividades, que são gratuitas, incluem palestras, mesas redondas, passeios educativos e ainda uma programação gastronômica.
O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) traz diversas atrações para a Primavera dos Museus. Na abertura oficial, na quarta, dia 25, a partir das 18h30, o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos) leva ao MHAB uma mesa redonda que irá debater a história e tutela do patrimônio afro-brasileiro. Durante a semana o MHAB também inaugura duas mostras de curta duração, a “Peça em Destaque”, que apresenta memórias do Teatro Municipal e do Cine Metrópole, e a “Pinacoteca MHAB” com pinturas de Mauro Silper.
Outra atração de destaque do MHAB na Primavera de Museus será um encontro de capoeiristas e roda de conversas no sábado, dia 28, durante todo o dia. A atividade será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e terá a participação de Marcos Llobus e Renato Rasera.
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) terá uma programação inspirada na gastronomia africana. Entre os dias 25 e 29, quarta e domingo, sempre às 14h, o MAP abre sua “cozinha” oferecendo aos visitantes alimentos e bebidas ligados às raízes africanas. Também estão programadas uma palestra sobre produtos de origem africana na mesa brasileira, com o professor Beto Haddad (dia 25, quarta, às 19h) e uma feira de quitandas, com a participação de quitandeiras de Minas Gerais (dia 29, domingo, das 9h às 16h). A programação foi composta em parceria com a OSCIP Conspiração Gastronômica.
Palestra e caminhada educativa
A Casa do Baile promove na quinta, dia 26, às 14h30, a palestra “Espaços Museológicos e a Diversidade Cultural Afro-brasileira”, com Rosália Diogo, doutora em Letras e Literatura pela PUC Minas. No dia seguinte, também às 14h30, o espaço promove uma caminhada educativa na Pampulha até o Monumento à Iemanjá, um portal da memória, cultura e religiosidade. A caminhada terá a participação do artista Jorge dos Anjos.
Festival de cinema
O Centro de Referência da Moda (CRModa) promove, em parceria com a Embaixada da Índia em Brasília, o festival “100 anos do Cinema Indiano”, com cinco dias de exibição inédita de filmes premiados que representam o panorama do moderno cinema indiano. Os filmes podem ser vistos entre os dias 23 e 27, segunda e sexta, às 17h e às 20h.
Serviço
Endereços dos locais das atrações
• Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim)
• Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha)
• Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, São Luís)
• Centro de Referência da Moda (rua da Bahia, 1.149, Centro)