A Secretaria de Estado de Educação informou que a matrícula para alunos que desejam ingressar na rede pública estadual e municipal começa nesta segunda-feira (17) no estado de Minas Gerais. De acordo com o órgão, cerca de 158 mil crianças e adolescentes que fizeram o cadastramento escolar deverão ser matriculados. O prazo vai até o dia 21 de dezembro.
Segundo a secretaria, os estudantes cadastrados têm vagas garantidas em escolas próximas às suas residências, de acordo com a disponibilidade. Em Belo Horizonte, os pais ou responsáveis destes alunos receberam pelos correios a orientação para realizar a matrícula. Na Região Metropolitana da capital e no interior, o comunicado deve ser obtido na Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula.
Os inscritos precisam comparecer à escola para a qual foram encaminhados, com comprovante de endereço, certidão de nascimento e, no caso de transferência da rede particular, declaração ou histórico escolar de origem. Os alunos que tiverem carteira de identidade deverão apresentá-la.
O prazo também é válido para aqueles que irão se transferir entre escolas da rede pública. Os estudantes que já fazem parte da rede estadual ou municipal e vão permanecer na mesma escola no próximo ano vão ter a renovação da matrícula feita em data definida pela instituição de ensino.
Após o fim do prazo para a matrícula, os pais ou responsáveis de alunos cadastrados devem procurar as regionais administrativas da Prefeitura de Belo Horizonte ou as Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula de cada cidade para saber para qual escola pública os filhos foram encaminhados.
Já aqueles que perderam o prazo do cadastramento escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos também devem procurar a regional da prefeitura à qual pertencem, caso residam na capital. Já quem mora na Região Metropolitana ou no interior devem se dirigir às Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula.
Fonte: G1