Chefs renomados dedicam dia em Restaurante Popular de BH

Uma pitada de carinho, uma porção de dedicação e, para completar os temperos, uma dose de alegria e disposição. Foram esses os ingredientes usados por renomados chefs de cozinha de Belo Horizonte para fazer um almoço especial oferecido a 4,5 mil pessoas nesta quarta-feira (20), no Restaurante Popular I, no Centro da capital mineira. No cardápio, lombo com laranja e alecrim, purê rústico de moranga com gengibre, salada refrescante de repolho, pepino, tomate e couve com molho. Para beber, suco de cajá com manjericão.

O menu, com o toque de sofisticação, foi assinado pelos chefs Guilherme Melo, Américo Piacenza e Paulo Vasconcellos. Os experts usaram ervas e especiarias genuinamente simples para dar elegância e sabor especial aos pratos. O melhor é que não houve mudança no valor, que custou apenas R$ 2.

O vigia Wagner Severino Barbosa, 42 anos, saiu do bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, acompanhado do filho Pablo, 6. “A comida está ótima, principalmente o lombo”, elogiou. Ainda segundo Barbosa, o suco de cajá foi aprovado por ele e pelo filho, o que também era uma novidade para ambos. “Foi a primeira vez que a gente bebeu”.

“Trazer o aprendizado e fazer o trabalho com carinho foi fantástico. Meu restaurante tem 64 lugares e fazer esta quantidade de almoço foi também um desafio, mas eu topei pela oportunidade de contribuir para a cidade que tanto nos acolhe”, disse o chef Guilherme Melo.


Para Paulo Vasconcellos, trazer um pouco de sofisticação ao cardápio do Restaurante Popular na cidade de Belo Horizonte foi o diferencial. “É dar um toque especial no que é servido no dia a dia. Fizemos com muito carinho e é muito bom poder alimentar essas pessoas carentes”, definiu Vasconcellos.

Já Américo Piacenza ressaltou que o Restaurante Popular é referência em Minas Gerais e em todo o Brasil e que a oportunidade de fazer comida para muita gente é uma experiência singular. Para ele, cozinhar para pessoas mais simples é tão valoroso quanto fazer pratos refinados como trufas, cordeiros e patos – o que ele faz de forma sistemática no cotidiano profissional.

“Tem uma equipe toda envolvida para cozinhar. O importante é saber interagir e que as pessoas estejam motivadas e todo mundo na mesma direção”, disse Piacenza, se referindo ao almoço preparado para a comunidade.



O chef do Restaurante Popular I, Vicente Soares de Souza, trabalha no local há sete anos e disse que para preparar o almoço desta quarta-feira foram gastos 800 quilos de lombo, 600 quilos de arroz, 190 quilos de feijão, 550 quilos de moranga, 100 quilos de tomate, 100 quilos de pepino, 80 quilos de couve e 80 quilos de repolho. Para Souza, o diferente nesta alimentação foram as especiarias usadas para incrementar, mas a dedicação é a mesma de todos os dias.

Dedicação essa reconhecida pelo aposentado Waldyr Bussardes, 80. Ele mora no bairro Barreiro de Cima, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, e foi saborear o cardápio especial. “Valeu a pena sair da minha casa para comer aqui. O tempero está bom e eu gostei muito da salada”. Segundo Bussardes, ele até repetiria.

Disposta também estava a dona de casa Tereza Rodrigues, 59. Ela mora em Vitória (ES), mas está de férias na casa da filha, no bairro Tupi, Região Norte da capital mineira. “Vim resolver umas pendências aqui no Centro e resolvi almoçar aqui no restaurante. Gostei muito, de tudo”, elogiou.

A nutricionista do Restaurante Popular, Angela Cristina da Silva, disse que a iniciativa é gratificante e prazerosa. “Além do amor que colocamos na comida, a combinação dos pratos com as ervas finas dá um toque especial”. Ainda de acordo com Angela, 82 funcionários trabalharam na produção dos alimentos, que começou a ser feita nesta terça-feira (19).

A diretora do grupo que idealizou o projeto, Ione de Medeiros, disse que a ideia realmente é dar sofisticação aos pratos, mas sem complicar. Conforme ela, as especiarias usadas nos pratos e no suco incrementaram sem mexer demais nos sabores. “Houve um olhar sofisticado sem ter que fazer grandes alterações. Para o próximo ano, queremos ampliar a iniciativa para outras unidades [do Restaurante Popular] e fazer em mais dias”, contou.

Fonte: G1





Deixe seu comentário