O governo de Minas realizará, a partir desta quarta-feira, ações nas escolas staduais ressaltando os cuidados que devem ser adotados por alunos, professores e pais na volta às aulas para evitar a influenza. A ação, que deve se estender até setembro de 2012, foi estabelecida a partir da realidade do ambiente escolar, especialmente da sala de aula, que normalmente se caracteriza por ser um ambiente fechado, que facilita um contato mais próximo, favorecendo e potencializando a contaminação.
Para isso, foi elaborado um folder contendo explicações acerca do que é a gripe, seus sintomas, formas de prevenção e, ainda, o que fazer em caso de aparecimento de febre repentina, coriza, dores pelo corpo, entre outros. Além do folder explicativo, os alunos receberão um sabonete a fim de serem estimulados a lavar as mãos com frequência, uma das medidas mais eficientes para que doenças respiratórias e diarreicas sejam evitadas.
Os municípios que possuem mais de 1.000 casos/100.000 mil habitantes, e os municípios-polo das regiões prioritárias (Belo Horizonte, Uberlândia, cidade de Uberaba, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Alfenas) contarão, ainda, com a visita dos promotores da SES.
Fonte: Correio de Uberlândia