PM lança operação Saque Seguro para combater saidinhas de banco em Belo Horizonte

A Polícia Militar (PM) lançou, na última terça-feira (8) a operação “Saque Seguro” para combater o crime conhecido como “saidinha de banco” em Belo Horizonte. A iniciativa reforça o policiamento na cidade até o dia 11 de janeiro, momento de maiores movimentos nas agências bancárias, mas terá continuidade para combater roubo ou extorsão e garantir a segurança de quem se dirige a instituições bancárias.

Os trabalhos policiais serão concentrados na Região Centro-Sul, que inclui a área hospitalar, no bairro da Savassi, o Barro Preto e o hipercentro de Belo Horizonte. A ação contará com empenho de 40 policiais, de carros e motocicletas, com intervenções dentro das agências, levando segurança aos funcionários e clientes. O reforço policial será simultâneo na parte externa e imediações, aumentando a sensação de segurança. Paralelamente, os militares distribuirão dicas de autoproteção.

“A gente entra no banco e não sabe como sai porque quando sai tem um para roubar. Dá um tropeço na pessoa e leva tudo que a gente tem. A gente fica sem saber o que faz. Correr atrás ninguém aguenta, idosos principalmente. Não tem ninguém que enfrenta porque tem medo e a polícia não dá conta de olhar. Nós mesmos temos que se proteger”, disse a aposentada Juscelina Duarte.



Os clientes dizem que o perigo é maior no início do mês quando aposentados e funcionários públicos recebem o pagamento. Para tentar diminuir as “saidinhas de banco”, o policiamento foi reforçado.


Folhetos com dicas de prevenção estão sendo distribuídos. A operação “Saque Seguro” começou no ano passado. Segundo a PM, de 2011 para 2012 houve queda de 58% nas ocorrências de “saidinha”.

Mas outro crime continua sem controle: os furtos e roubos de caixas eletrônicos na capital e em todo o estado assustam. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a novembro do ano passado foram 131 ocorrências. Em todo o ano de 2011, foram 128.

Na última segunda-feira (7), criminosos explodiram mais um caixa, na capital. Estilhaços de vidro ficaram espalhados pelo local. Uma peça da máquina foi arremessada, mas nada foi levado, porque os ladrões foram flagrados pela polícia, e fugiram.

A PM também divulgou os índices de crimes violentos na cidade. De acordo com a corporação, houve redução de 8,75% no ano passado, em relação a 2011.

Fonte: G1





Deixe seu comentário