Termina no próximo dia 10 o prazo para enviar sugestões ao edital da parceria público-privada para a ampliação do metrô de BH. Interessados podem enviar sugestões e comentários para [email protected].
A estimativa do valor da licitação, que prevê a concessão do metrô à empresa vencedora da licitação por 30 anos, é de mais de R$15 bilhões. Os documentos estão disponíveis no site da Metrominas.
A expansão do metrô receberá R$1,75 bilhão dos recursos PAC Mobilidade. Outros R$1,3 bilhão ficarão a cargo do Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeituras de Belo Horizonte e cidade de Contagem e iniciativa privada. Estão previstas:
ampliação da Linha 1 em 1,7 km até o Novo Eldorado, além da compra de novos trens e reformas nas estações e nos sistemas elétrico e de comunicação
criação da Linha 2, no trecho Barreiro/Calafate
criação da Linha 3, subterrânea, no trecho Savassi à Lagoinha.
O único trecho que deve ficar pronto antes da Copa de 2014 é a modernização da Linha 1. A previsão para o final das obras é em 2016.
Projeto prevê cinco estações para a linha da Savassi
De acordo com o Plano de Exploração do Metrô, divulgado junto à consulta pública, a linha 3 (Savassi-Lagoinha), deverá ter cinco estações: uma na Lagoinha, outra na Praça 7, outra no Palácio das Artes, outra na Praça Tiradentes e a última na Savassi, na avenida do Contorno com Cristóvão Colombo. De acordo com o mapa, o local da estação é onde hoje se localiza o Pátio Savassi. O projeto, entretanto, pode sofrer alterações.
Metrô Savassi/Belvedere Estudo da BHTrans aponta que sim
Um estudo encomendado pela BHTrans avaliou: qual a melhor forma de transporte entre a Savassi e o Belvedere? A resposta foi: metrô.
A avaliação, realizada pela empresa belo-horizontina Planum, durou dois anos e estudou as possibilidades de transporte público no chamado “vetor-sul”, que realiza a ligação da região do Belvedere ao Centro, passando pela Savassi via avenida Nossa Senhora do Carmo.
Como explica o assessor de relações metropolitanas e metrô da BHTrans, Tomás Ahouagi, o estudo comparou as seguintes modalidades:
metrô – em duas alternativas: uma seguindo direto pela avenida Nossa Senhora do Carmo e outra com uma entrada na Avenida Uruguai
BRT, que está sendo instalado na avenida Antônio Carlos e na Cristiano Machado
VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma espécie de bonde leve que roda em trilhos
VLP (Veículo Leve sobre Pneus), uma versão do VLT que possui rodas
monotrilho, que segue em um trilho suspenso acima das ruas e avenida
Fonte: Na Savassi