Rodovia Fernão Dias em Belo Horizonte

Rodovia Fernão Dias ou anteriormente Via Fernão Dias, é a denominação que a BR-381 recebe no trecho entre duas regiões metropolitanas brasileiras: a Grande São Paulo e a Grande Belo Horizonte.

Em 1959, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek a ligação Belo Horizonte-Pouso Alegre quando ainda estava inacabada a obra. Contudo, apenas em 1961 a rodovia havia sido totalmente concluída, com a finalização das obras no trecho paulista.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR-381, representando uma circulação média de mais de 15 mil veículos – entre ônibus, caminhões e automóveis – por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e trabalham em sua área de influência.

Em junho de 2002, após quase oito anos de obras, o presidente Fernando Henrique Cardoso entregou a total duplicação da rodovia.


Em outubro de 2007 a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou o leilão da rodovia Fernão Dias, juntamente com outras rodovias Federais, e a OHL venceu oferecendo as menores tarifas de pedágio. A OHL BRASIL e o Governo Federal assinaram no dia 14 de fevereiro de 2008 o contrato de concessão por 25 anos para a gestão e operacionalização da Rodovia Fernão Dias (BR-381), com 562 km de extensão.

Pelo sistema antigo de numeração das rodovias federais, em vigor até 1964, era conhecida como BR-55.

História

Em 1959, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek a ligação Belo Horizonte-Pouso Alegre quando ainda estava inacabada a obra. Contudo, apenas em 1961 a rodovia havia sido totalmente concluída, com a finalização das obras no trecho paulista.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR-381, representando uma circulação média de mais de 15 mil veículos – entre ônibus, caminhões e automóveis – por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e trabalham em sua área de influência.



Em junho de 2002, após quase oito anos de obras, o presidente Fernando Henrique Cardoso entregou a total duplicação da rodovia.

Em outubro de 2007 a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou o leilão da rodovia Fernão Dias, juntamente com outras rodovias Federais, e a OHL venceu oferecendo as menores tarifas de pedágio. A OHL BRASIL e o Governo Federal assinaram no dia 14 de fevereiro de 2008 o contrato de concessão por 25 anos para a gestão e operacionalização da Rodovia Fernão Dias (BR-381), com 562 km de extensão.

Pelo sistema antigo de numeração das rodovias federais, em vigor até 1964, era conhecida como BR-55.

Características

Extensão: 562,1 km
Limite norte: Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, Contagem, MG.
Limite sul: Avenida Educador Paulo Freire, Vila Maria, São Paulo, SP.

Sentidos: Norte-sul (Minas Gerais-São Paulo); Sul-norte (São Paulo-Minas Gerais)

Pedágios: Vargem (km 07) e Mairiporã (km 66) em São Paulo. Cambuí (km 902), São Gonçalo do Sapucaí (km 804), Carmo da Cachoeira (km 733), Santo Antônio do Amparo (km 659), Carmópolis de Minas (km 596) e Itatiaiuçu (km 546).

Balanças: São Sebastião da Bela Vista (km 844 Norte) e Lavras (km 690 Sul)

Polícia: Tremembé , Atibaia , Vargem , Itapeva , Pouso Alegre , Três Corações, Perdões, Oliveira, Itatiaiuçu, Betim,

Municípios

O trajeto da Rodovia Fernão Dias cruza os seguintes municípios:

Em São Paulo:

São Paulo, Guarulhos, Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista e Vargem.

Em Minas Gerais:

Extrema, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Estiva, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí, Campanha,Três Corações, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Lavras, Ribeirão Vermelho, Perdões, Santo Antônio do Amparo, Oliveira, Carmópolis de Minas, Itaguara, Itatiaiuçu, Rio Manso, Brumadinho, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Betim, Contagem e Belo Horizonte.

Fonte:

www.rodoviafernaodias.com.br
www.arteris.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Fernão_Dias





Deixe seu comentário