Sondagens para expansão do metrô de BH terminam neste semestre

Os furos da sondagem para o metrô, que se multiplicaram pela Savassi, devem estar concluídos neste semestre. A previsão é da Metrominas – empresa do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Contagem -, responsável pela ampliação do metrô.

A sondagem começou em setembro de 2012 no Centro de Belo Horizonte. De lá, os furos subiram pela rua Pernambuco, chegando à Praça da Savassi. De acordo com a Metrominas, os furos devem ir até as proximidades do shopping Pátio Savassi.

Ao todo, estavam previstos cerca de 150 furos de sondagem, que serão utilizados para  obter amostras e informações sobre a resistência das camadas do solo, o nível da água subterrânea e os tipos de rocha existentes na região.

A sondagem segue o provável caminho da Linha 3 do metrô, que irá ligar a Lagoinha à Savassi. O trajeto deverá ter cinco estações:


– Lagoinha

– Praça Sete

– Palácio das Artes

– Praça Tiradentes

– Bairro da Savassi, na avenida do Contorno com Cristóvão Colombo – próximo ao shopping Pátio Savassi

(trajeto projeto pode sofrer alterações)



A licitação para o projeto básico da Linha 3 está em andamento. Após a elaboração do projeto básico, será elaborado o projeto executivo. Já as linhas 1 e 2 estão com o projeto básico de engenharia  em fase de contratação. Para essas linhas, estão previstas

– ampliação da Linha 1 em 1,7 km até o Novo Eldorado, além da compra de novos trens e reformas nas estações e nos sistemas elétrico e de comunicação

– criação da Linha 2, no trecho Barreiro/Calafate

Na semana passada, foi encerrada uma Consulta Pública que recebeu sugestões e críticas para a expansão do metrô. Segundo a Metrominas, foram recebidas 32 contribuições de pessoas e empresas interessadas.

As propostas serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Metrominas. Em seguida, será realizada uma Audiência Pública para definir os parâmetros para o edital de licitação da Parceria Público-Privada do metrô. A previsão é de que o edital seja publicado assim que assinado acordo com o Governo Federal.

De acordo com a Metrominas, o prazo para conclusão das obras de expansão do metrô depende da liberação dos recursos do Governo Federal e do empréstimo já aprovado pela Assembleia Legislativa – foi aprovado um empréstimo de R$ 750 milhões do Estado de Minas Gerais junto à Caixa Econômica.

Fonte: Na Savassi





Deixe seu comentário